
III.ª JORNADAS PEDAGÓGICAS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA ABRIGADA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, LABORATÓRIOS LED, AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL turma A1
Apresentação
O advento exponencial da Inteligência Artificial nas nossas vidas traz impactos diretos e indiretos nas nossas vidas, nomeadamente, no contexto educativo. Existe um grande potencial para aprender e criar com a Inteligência Artificial, pelo que há que capacitar o corpo docente para esta nova realidade. Por outro lado, é necessário refletir sobre um dos desígnios do AE, a saber, a Avaliação Pedagógica e Medida 2 do PAE, de supervisão pedagógica, Interação, na partilha e consolidação de práticas pedagógicas e avaliativas formadoras e significativas para os alunos. É necessário também consolidar as práticas pedagógicas centradas na exploração do ambiente natural circundante, através de projetos locais e regionais, em linha com as temáticas e objetivos do Clube de Ciência Viva +.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Identificar as oportunidades e desafios da IA na construção de conteúdos Descrever as ferramentas e plataformas de IA para criação de conteúdos. Analisar as implicações da IA para o futuro da criação de conteúdos. Conhecer as potencialidades pedagógicas dos equipamentos LED; Capacitar docentes para o aproveitamento das potencialidades do território do Geoparque Oeste para o ensino de diferentes disciplinas, com destaque para a Geologia, Biologia e História. Dar a conhecer o território do Geoparque Oeste e o conceito dos Geoparque Mundiais da UNESCO; Compreender a evolução geológica do território e as características das suas rochas e a sua riqueza paleontológica. Abordar as paisagens do Oeste, integrando os aspetos geológicos, biológicos e históricos. Discutir estratégias de valorização didática das visitas de campo a realizar no território, com exemplos concretos.
Conteúdos
A Inteligência Artificial em contexto educativo; Identificação de oportunidades para implementação de IA; Boas práticas pedagógicas e avaliativas; Utilização dos LED em contexto educativo; Diversidade geológica, biológica e cultural do Oeste, ao serviço da educação O Geoparque Oeste e os Geoparques Mundiais da UNESCO A Geologia do Geoparque Oeste e a sua relação com outros patrimónios Programas Educativos no Geoparque Oeste Construção de um programa educativo no âmbito do Geoparque Oeste
Metodologias
O curso irá organizar-se em pequenos workshops, com temáticas diferentes, sendo cada um deles da responsabilidade dos formadores com acreditação para o efeito. O curso irá organizar-se em workshops, sendo cada um deles da responsabilidade dos formadores com acreditação para o efeito, com as seguintes temáticas: Dia 8/07 Workshops práticos rotativos: a) Robótica Educativa; b) Ferramentas e plataformas de Inteligência Artificial; c) Estratégias para a Aprendizagem Ativa ; d) Equipamentos e recursos dos Laboratórios de Educação Digital (5h).Dia 10/07- Apresentação teórica e workshops práticos (5h) Dia 11/07- Sessão de apresentação de boas práticas pedagógicas no âmbito da avaliação pedagógica, PAE e PADDE (5h).
Avaliação
A avaliação dos formandos será realizada numa escala de classificação quantitativa de 1 a 10 valores, de acordo com o teor da Circular n.º 3 do CCPFC, de setembro de 2007. A avaliação será feita com base na respetiva frequência e na ponderação do trabalho individual/grupo realizado após a frequência dos workshops, assim como do conteúdo do Relatório Final.
Bibliografia
Catana M.; Rocha D.; Brilha J..Pacheco, João; Brilha J..Fernandes, D. (2021). Rubricas de Avaliação. Folha de apoio à formação - Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA). Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação.MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Lisboa: ME, 2017 - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, Aprendizagens Essenciais. Lisboa: ME, 2018OECD (2019). Artificial Intelligence in Education: Promises and Implications for Teaching and Learning. OECD Publishing.
Formador
Luís Mário Paulo Martins
Cidália Maria da Silva Arsénio Marques
José Manuel Travessa Morais Nunes
Bruno Miguel Claro Pereira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 08-07-2025 (Terça-feira) | 09:30 - 13:00 | 3:30 | Presencial |
2 | 08-07-2025 (Terça-feira) | 14:00 - 17:30 | 3:30 | Presencial |
3 | 10-07-2025 (Quinta-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
4 | 11-07-2025 (Sexta-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |